Wednesday, June 20, 2007

 

TELMO MARTINS É PURA MÚSICA

Nascido em Taquari, em 22 de maio, Telmo mostrou ligação com a arte desde muito cedo. O início da carreira musical, dá pra se dizer que foi aos 5 anos. Seus pais costumavam reunir-se aos amigos na praça XV, onde Telmo era requisitado para cantar. Na ponta da língua estava “Boemia” de Nelson Gonçalves e “Chove lá Fora” de Tito Madi, garantindo assim aquele cachorro quente com Grapatte.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nesse período, participava dos programas da época, como TV de Brinquedo, Mundo da Criança e Clube do Guri.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Aos 11 anos, formou um conjunto com os colegas do bairro, onde cantava e tocava pandeiro, demonstrando um interesse rítmico que se estendeu em seguida para a percussão e bateria, que toca até hoje. Seu repertório tinha 30 músicas, todas dos Beatles, e o forte do grupo era os vocais. A garotada costumava se encontrar aos fins de semana para as Reuniões Dançantes.

Telmo e seu grupo estavam lá com seus violões...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nos anos 70, já em Porto Alegre, o bairro Navegantes ficou marcado por ter o “Quartinho”, fundos da casa onde Telmo residia. Lá artistas se reuniam, tocando, pintando, escrevendo mas sempre ouvindo.

O clube era o da esquina. A norma era o amor.

Foi então que desabrochou a feitura de letras e melodias. Ensaios com Hique Gomes, Fernando Pesão, Nelson Castilhos, Ricardo Farias, Fausto Prado e muitos outros, desenvolveram ainda mais sua musicalidade.

Com o grupo Halai Halai, participou do Mr. Lee, que era da Rádio Continental, com apresentação de Júlio Fürst. Foram muitos os shows em teatros e bares da capital e do interior.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Entre 1979 e 1981, fez curso de Harmonia e Canto com o maestro Campanella e a Prof. Vera Campos.

Foram também na década de 70, os primeiros contatos com estúdios de gravação e, em 1983, integrou-se na equipe da gravadora ISAEC, para dirigir as peças publicitárias da central ISAEC de Produções, onde conheceu e trabalhou com Marcos Ungaretti em algumas dessas produções.

Começaram os convites para integrar outros trabalhos de discos, produções, arranjos e vocalizações, surgindo daí, um novo e forte elemento que viria a tornar-se importante na carreira de Telmo: o trabalho com Geraldo Flack e a Plug Gravações e produções Fonográficas.

A afinidade com Marcos Ungaretti resultou na fundação da ECO Gravações e produções Musicais, empresa de criação de jingles e trilhas, que durou até 1994. Além de jingles de sucesso para empresas como Caixa Estadual, Zaffari, Nacional Supermercado, Bourbon, e muitos outros.

Muitos foram os projetos desenvolvidos como “Novos Horizontes” com Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro, “Imagem da Pedras”, onde Telmo atuou como produtor e arranjador no disco de Gelson. Esse disco estreitou o relacionamento com Gilberto Gil e Paulo Mora.

Atualmente, sua produção tem se ampliado. A maturidade musical tem rendido projetos profissionais que consolidam sua carreira, tanto como cantor e compositor, como empresário.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Em 2007, a ESTAÇÃO VOZ - Produtora de Arte e Publicidade realiza vários projetos musicais e projetos de responsabilidade social, comprometidos com a cultura brasileira.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?